RJ-11/14: Tomada telefónica compreendida

O sinal no cabo telefónico é geralmente transmitido através de dois fios (RJ-11 6P2C - 6 pinos 2 contactos). Teoricamente, um fio seria suficiente, se fosse apenas o fio certo; mas então o modem só poderia funcionar a metade da velocidade. A maioria dos cabos telefónicos não só têm dois contactos no lado esquerdo da ficha, mas também mais dois no lado direito (RJ-14 6P4C). Estes destinam-se a fazer reencaminhar o sinal. Se, por exemplo, entrar uma chamada e o modem estiver actualmente na Internet, pode fazer o laço da chamada de volta através dos dois pinos da direita e reencaminhá-la para outros dispositivos.

Uma tomada telefónica tem normalmente três conectores. Estes estão ligados em série. Primeiro vem o modem na extrema esquerda, depois a ficha da direita e finalmente a ficha do meio. Na tomada há dois contactos de entrada (A1, B1, se for o caso) e dois contactos de saída (a1, b1, tanto quanto sei) que costumam ser cobertos pela capa. Poderia ligar outra tomada em série com um cabo através da utilização dos contactos de saída, o que lhe daria um total de seis fichas de ligação em série.

Se um telefone estiver ligado a cada uma das duas tomadas ligadas em série e o telefone ligado primeiro puder passar o sinal (quatro contactos em vez de apenas dois), ambos os telefones tocariam simultaneamente quando fosse feita uma chamada. No entanto, se um pegar com o primeiro telefone, o sinal para o segundo telefone é interrompido e a chamada só pode ser feita com o primeiro telefone.

Uma tomada tem três conectores porque são concebidos para a utilização de um modem, um fax e um telefone. O fax vem normalmente à direita se puder reencaminhar chamadas para o telefone. Em princípio, também se pode ligar o telefone à direita e o fax ao meio. No entanto, se depois pegar no telefone quando um fax está a ser enviado ou recebido, a linha será interrompida e o fax já não passará.

A tomada é concebida de tal forma que se apenas um dispositivo estiver ligado, não importa a qual das três fichas está ligado. Os pinos internos de uma tomada de ligação no lado esquerdo e direito dentro da abertura estão em contacto uns com os outros no estado de desligado e conduzem a corrente para a frente. No entanto, se uma ficha for inserida na tomada, os pinos do lado esquerdo e direito são separados e a condução dentro da tomada é interrompida. Cabe então ao dispositivo encaixado passar o sinal em si, se necessário.

Ao comprar um telefone ou fax, descubra que pode passar por sinais e certifique-se de que está ligado com um cabo que tem dois pinos tanto no lado esquerdo como no direito (6P4C). Alguns cabos ou fichas têm mesmo três contactos cada um. Os contactos extra no meio são, tanto quanto sei, para uma campainha extra para anunciar uma chamada recebida. Presumo, contudo, que a terceira linha também pode ser utilizada para dados, como é o caso com alguns modems.

Em princípio, é também possível ligar duas tomadas em paralelo e não em série. No entanto, se um modem quisesse funcionar em paralelo com outro dispositivo, registaria um erro porque o outro dispositivo interferia com a linha nessa altura, e assim o modem interromperia a transmissão. Também deveria ser possível ligar e tocar dois telefones em paralelo com isto, embora também haveria interferência aqui se duas pessoas atendessem ao mesmo tempo.

Tanto, se ainda tiver uma velha ligação telefónica analógica. Com RDIS (de/en: ISDN, es: RDSI, RJ-48/49/61, também conhecido como ISDN-RJ-45 8P8C, ficha diferente porque tem 8 pinos, 40 volts em vez de LAN-RJ45 0,75 volts, mas a ficha é a mesma!), até dois ou oito telefones e faxes podem falar ao mesmo tempo, o que também pode ser conseguido de uma forma completamente diferente com extensões, cada uma das quais tem então o seu próprio número de extensão. A RDIS, em contraste com a antiga ligação analógica, é uma tecnologia digital, embora a largura de banda para chamadas telefónicas esteja aqui garantida. Isto significa que é estabelecida uma ligação ponto a ponto e a chamada telefónica não pode ser perturbada, a menos que a linha tenha uma falha.

É diferente se se ligar o telefone directamente ao modem, como é o caso de alguns fornecedores de Internet. O sinal telefónico analógico contínuo é então digitalizado, embalado em pacotes IP e enviado para o fornecedor através da rede, semelhante a um telefone VoIP. Se a linha estiver sobrecarregada, os pacotes IP podem ser descartados. Um hacker pode também enviar com o mesmo endereço IP que para a sua ligação telfônica e interromper o sinal. Em ambos os casos, notará um um assobio temporário do tom da conversa, muitas vezes ao ponto de não ser entendível. A RDIS é também uma tecnologia digital, mas estabelece uma ligação ponto-a-ponto com largura de banda garantida.

Outro problema surge se o acesso IP/Internet do seu fornecedor falhar. Então já não poderá fazer chamadas telefónicas, a menos que tenha uma RDIS ou uma boa velha linha terrestre analógica. A vantagem indiscutível de uma ligação analógica é que um telefone também é fornecido com energia através da ligação; pelo menos calha a ser fornecido para telefones comuns que têm sufficiente com ela. Em caso de falha de energia, pode telefonar para a linha directa de falhas do operador de rede. Infelizmente, isto não é possível com uma ligação RDIS. E se o seu telemóvel acabou de ficar sem bateria ou não consegue ligar-se ao ponto de acesso do seu fornecedor?

Se tiver uma linha terrestre analógica antiga, deve manter o seu contrato, porque quando receber uma nova, a antiga empresa estatal, A1 (Áustria) apenas vende uma ligação à Internet (ou seja, sem RDIS e sem ligação analógica), a menos que você seja um cliente empresarial. Ocasionalmente, ainda existem fornecedores locais que podem organizar tal ligação, tais como a MCom-Systems ou a Krainz GmbH na Caríntia, mencionados abaixo. No entanto, mesmo assim a linha é sempre gerida através da A1, porque os fornecedores de Internet privados alternativos nunca investiram em tecnologia telefónica analógica ou baseada em RDIS, tanto quanto sei.

Costumava ser de outra manera, que acedeu-se à Internet através de um modem de 64Kbit/s, que convertia um sinal digital em tons codificados analógicos. Se quisesse aceder à Internet, o modem tinha de ligar para o número de telefone do fornecedor de Internet. Por isso, enquanto estava na Internet, não podia fazer uma chamada telefónica. As chamadas para o número do fornecedor de Internet eram possíveis com uma tarifa especial baixa. Você também pode ter estado familiarizado com a possibilidade de war-dialling (“marcação de guerra”) através de cabines telefónicas.

No entanto, se ainda tiver um antigo modem 64K em casa, pode utilizá-lo para enviar um fax com o seu computador. Os modems externos (ou seja, um modem como dispositivo separado para ligar) estão sostenidos pelo Linux com driver de dispositivo standard e pode utilizar um programa como o efax para enviar. As ligações por modem incorporado em computadores portátiles, por outro lado, requerem normalmente o seu próprio driver, que muitas vezes só estava disponível para Windows. Um modem velho assim também ainda pode ser utilizado para estabelecer uma ligação ponto-a-ponto entre dois computadores (ver minicom, ppp, picocom, cu, tio, cabo série RS232: /dev/ttyS0, stty & setserial sob Linux).




Krainz GmbH
Ostuferstraße 29
9122 St. Kanzian am Klopeinersee
Kärnten, Österreich
Tel.: 04239/20 000
FAX: 04239/20 000 - 42
office@krainz-gmbh.at
www.krainz-gmbh.at
MCom-Systems e.U.
Mühlgasse 67/3/1
A-9020 Klagenfurt
Tel.: +43 463 740 742
Email: office@mcom-systems.at
www.mcom-systems.at